Total de visualizações de página

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Insulina em cápsulas pode revolucionar o tratamento do diabetes

A grande expectativa da medicina e de milhares de portadores de diabetes é a chegada da insulina oral, que já está sendo utilizada no Equador. Será o fim das incômodas picadas que os portadores do diabetes tipo I tem que tomar diariamente.
Segundo o endocrinologista Dr. Antonio Roberto Chacra, “a insulina oral viria em forma de cápsulas com gel, que passariam pelo estômago e seriam absorvidas diretamente pelo duodeno, não passando pelo tubo gastro-intestinal, que eliminaria a ação da insulina”, diz. Neste caso, haverá duas vantagens: “a primeira é a não destruição da insulina, e a segunda é o fato de ela ser captada pelo fígado. A diferença da insulina subcutânea é que a absorção sendo pelo fígado é mais fisiológico, porque estaríamos imitando o que acontece com um indivíduo normal”, explica.
Além do melhor conforto para o paciente, segundo o Dr. Chacra, esse método facilita também para o médico fazer a prescrição, porque é muito mais fácil prescrever medicamentos via oral do que injetável. “Além disso, em termos de educação, de aprendizado do paciente, a oral também apresenta mais vantagens, porque a administração é bem mais simples e para o paciente”.
Apesar de já está em testes no Equador, a chegada da insulina oral no Brasil ainda não tem data prevista, pois ainda necessita de diversos fatores. “Para nós termos disponibilidade de lançar no mercado brasileiro, nós teríamos ainda que determinar outros fatores entre eles a quantidade, as doses necessárias, como prescrever, como explicar ao paciente o uso da insulina oral. Existiria outro capítulo dentro do diabetes que é o aprendizado dos médicos e dos pacientes em relação ao uso da insulina oral”, explica o endocrinologista.
Fonte: Dia a Dia da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário