Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de maio de 2013

Diabetes. Conheça um pouco mais.


Diabetes é uma doença que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Grande parte dos alimentos que ingerimos é transformada em glicose, que é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Para facilitar esse transporte, o pâncreas produz a insulina. Quando a insulina não é produzida ou é produzida em quantidade menor que o necessário, ou ainda quando a insulina não funciona adequadamente, a glicose passa a se acumular no sangue. Com o tempo, os altos níveis de glicose no sangue causam sérios problemas à saúde.
Quais são os tipos de diabetes?
Tipo 1 (diabetes mellitus insulinodependente) – ocorre quando há falta ou produção insuficiente de insulina, obrigando a pessoa a usar insulina. Manifesta-se em geral na infância ou na adolescência.
Tipo 2 (diabetes mellitus não insulinodependente) – ocorre quando a pessoa produz insulina, mas ela não funciona de forma adequada. Atinge adultos, principalmente os sedentários, os com sobrepeso e os com antecedentes de diabetes na família
Como é feito o diagnóstico?
Com um exame de sangue, a glicemia, colhido em jejum. Um resultado entre 70 e 99 é normal, entre 100 e 125 acende a luz amarela: já existe intolerância à glicose. Acima de 125 indica diabetes instalado. Vários fatores podem interferir no resultado do exame e o diagnóstico só pode ser feito pelo médico.
Diabetes e seus perigos
Uma pessoa com diabetes descontrolado pode apresentar alguns sintomas, como perda de peso, sede excessiva, necessidade frequente de urinar, visão embaçada e machucados que demoram muito para cicatrizar. Há também quem não apresente sintoma ou os sinta de forma amena (em geral no tipo 2).
Se não controlada, as consequências podem ser graves: tanto complicações agudas, provocando quadros graves de coma, quanto complicações crônicas, como problemas de visão, derrame, insuficiência renal, infarto e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário