Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ovos Maleficios e beneficios

Benefícios e malefícios dos OvosO ovo é um alimento que está presente na vida de todos os brasileiros, em nossas refeições o ovo possui uma importância muito grande, seja para fazer bolos, pães, tortas, salgados, enfim, ou mesmo para comê-lo só, seja frito, cozido ou mexido. Mas dentre toda esta imensa comercialização, você realmente sabe quais são os malefícios e benefícios que o ovo traz para nós, seres humanos? Nunca pintou a curiosidade de procurar por estas informações? Então quer tal hoje aprender um pouco sobre benefícios e sobre as desvantagens que os ovos nos proporcionam?Se esta for uma de suas vontades, saiba que veio ao lugar certo, fique a vontade e aprenda rapidamente um pouco logo a seguir.
Os ovos são alimentos bem relativos, muitas vezes considerado o vilão já outras vezes considerado o herói da história. Uma coisa é certa, os ovos contêm muitas vitaminas, como a vitaminas A, B, E e D. Além do ácido fólico, das proteínas, do cálcio, do ferro, e também do fósforo e zinco. O ovo também é conhecido como uma fonte de colesterol, o que se encontra na gema. E o engraçado é que estudiosos, deixaram bem claro que devemos ingerir apenas 200 mg de calorias por dia, e é o que possui exatamente no ovo. Lembrando que o ovo tem em média 75 calorias completo.
Ou seja, suas vitaminas e nutrientes são ótimas, mas o índice de calorias é alto para que se consuma em grande quantidade. A questão é que se precisa haver um equilíbrio, afinal de contas também ingerimos carnes e leite durante o dia, alimentos também ricos em colesterol. Por este motivo cuide de sua alimentação e coma no máximo três ovos por dia.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CATARATA


A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.
Sintomas
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
Causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
Diagnóstico
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.
Tratamento
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.
Recomendações
* Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;
* Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;
* Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;
* Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida.
Fonte: drauziovarella.com.br

terça-feira, 12 de novembro de 2013

DOENÇAS RELACIONADAS AOS HOMENS

Aumento da próstata
O aumento da próstata, também chamado de hiperplasia, é comum em homens com mais de 50 anos de idade. A sua causa não é conhecida. A glândula próstata envolve a uretra e, por esse motivo, quando aumenta de volume provoca um estreitamento gradual da uretra. O principal sintoma é a dificuldade para iniciar o ato de urinar, além da sensação de a micção foi interrompida. Como a bexiga não esvazia completamente, o homem tem que urinar mais frequentemente, inclusive à noite. Além disso, o volume e a força do fluxo urinário tornam-se menores.
Os exames realizados para a detecção do aumento da próstata são o toque retal, a ultrassonografia da próstata e a dosagem do PSA no sangue (que é uma substância que aumenta no sangue quando a próstata está aumentada de tamanho).
Os sintomas provocados pelo aumento da próstata podem ser aliviados com medicamentos específicos para isso. Quando o homem não consegue absolutamente urinar necessita da passagem de uma sonda para drenar a bexiga. Se os tratamentos clínicos não forem efetivos, há necessidade de realizar-se uma cirurgia para diminuir o tamanho da próstata (ressecção) ou mesmo para extraí-la.

Gota
A gota é um distúrbio caracterizado por crises repentinas e repetidas de inflamações nas articulações, causadas pelo depósito de ácido úrico, devido ao seu nível elevado no sangue, causando muita dor. Pode acometer qualquer articulação do corpo, mas a mais atingida é a dor dedos dos pés.
O diagnóstico é feito pela dosagem do ácido úrico no sangue e pela observação clínica do local atingido, que se apresenta dolorido, avermelhado e edemaciado.

O tratamento é realizado com antiinflamatórios e medicamentos específicos para diminuir a quantidade de ácido úrico no sangue. Além disso, para evitar as crises, pode-se ingerir grande quantidade de líquidos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não comer alimentos ricos em ácido úrico tais como frutos do mar e derivados de tomate.

Ejaculação precoce
A ejaculação precoce é uma ejaculação que ocorre muito cedo, geralmente antes, durante ou logo após a penetração. Na imensa maioria dos casos a origem do problema é psicológica. Apenas em 10% das situações a causa é física (inflamação da próstata, por exemplo). Algumas das causas psicológicas são: o sentimento de que a relação sexual é pecaminosa, o medo de engravidar a parceira ou de contrair uma doença sexualmente transmissível e a ansiedade relacionada à sua capacidade de desempenho.

Impotência sexual
A impotência sexual ou disfunção erétil é a incapacidade de iniciar e manter uma reação em 50% das tentativas de relação sexual ou é a interrupção das tentativas durante a relação. Ela ocorre devido a um comprometimento vascular, a distúrbios neurológicos, ao uso de medicamentos, a anormalidades do pênis ou a problemas psicológicos que interferem na excitação sexual (o mais freqüente). As causas físicas são mais comuns em homens mais velhos, enquanto que os problemas psicológicos são mais comuns em homens mais jovens.

A impotência normalmente pode ser tratada sem a necessidade de cirurgia. O tipo de tratamento depende da sua causa e do estilo de vida do homem afetado. Geralmente são usados medicamentos específicos e orientação psicológica.


Fonte: http://www.maxxieconomica.com.br

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Quais os exames para diagnosticar o CÂNCER DE PRÓSTATA ?

O diagnóstico do câncer de próstata é baseado no toque retal, no nível do PSA, e no sistema de graduação de Gleason. A partir dessas informações o médico define quais exames de imagem são necessários para fechar o diagnóstico e definir o tratamento. Homens com exame de toque normal, PSA baixo e graduação de Gleason baixa podem não precisar de exames de imagem, uma vez que a chance do câncer ter se disseminado é baixa.
Os exames de imagem mais utilizados são:
Cintilografia Óssea
Quando o câncer de próstata se espalha, muitas vezes o primeiro local é para os ossos. A cintilografia óssea é o exame recomendado para detectar metástase óssea.
A cintilografia óssea consiste na injeção de uma pequena quantidade de material radioativo na veia do paciente, após algumas horas esse material é atraído pelo tecido ósseo que apresenta a doença. Para registrar as áreas de captação do material radioativo é utilizada uma câmera especial, que detecta a radioatividade e cria uma imagem do esqueleto.
As áreas de dano ósseo aparecem como pontos quentes na imagem do esqueleto. Esses pontos podem sugerir a presença de câncer metastático. No entanto outras doenças, como por exemplo, a artrite apresenta o mesmo padrão de imagem. Para diferenciar o diagnóstico são solicitados outros exames de imagem, como radiografias simples, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
A injeção é a única parte desconfortável desse exame. O material radioativo é liberado na urina e a quantidade de radioatividade utilizada é baixa, não oferendo risco para você ou às pessoas próximas.
Ultrassonografia Transretal
Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de frequência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo.
A ultrassonografia transretal não é utilizada como exame de rastreamento para o câncer da próstata, porque muitas vezes não detecta o câncer inicial. Mas, é comumente utilizada durante a biópsia da próstata, para guiar o posicionamento das agulhas de biópsia. A ultrassonografia transretal é útil para medir o tamanho da glândula prostática, o que pode ajudar a determinar a densidade do PSA.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é um equipamento especial de RaiosX, que fornece imagens transversais detalhadas do corpo.
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiaçãoX para visualizar imagens transversais detalhadas de pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de RaiosX ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
Muitas vezes a tomografia é realizada em duas etapas: sem e com contraste de iodo. A administração intravenosa de iodo deve ser realizada quando se deseja observar mais claramente certos detalhes, tornando o diagnóstico mais preciso. Esse exame deve ser realizado com a bexiga cheia, para manter o intestino longe da próstata.
Ressonância Magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética é utilizada como exame de imagem complementar no diagnóstico de câncer de próstata. Este exame, além de permitir uma avaliação detalhada da próstata permite detectar se o tumor se espalhou para as vesículas seminais ou bexiga.
Varredura Prostascint
Assim como a cintilografia óssea, a varredura Prostascint utiliza material radioativo para detectar a disseminação do câncer de próstata, mas o princípio de funcionamento de ambos é diferente. O radiofármaco utilizado na cintilografia é atraído para o osso, no Prostascint são utilizados anticorpos marcados radiativamente que se fixam às células cancerígenas da próstata no corpo.


É um exame desenvolvido para determinar o acometimento linfonodal do câncer de próstata, o que determina a forma de abordagem e do tratamento da doença. A vantagem deste exame é poder detectar células cancerígenas da próstata nos gânglios linfáticos e outros órgãos que não o osso.

Fonte:http://www.oncoguia.org.br/

terça-feira, 5 de novembro de 2013

CÂNCER DE PÊNIS: ÁGUA E SABÃO PODEM FAZER A DIFERENÇA

O câncer de pênis é um dos únicos cuja prevenção pode ser extremamente simples e eficaz: lavar o membro com água e sabão. Ainda assim, o Brasil – principalmente as regiões Norte e Nordeste – apresenta índices alarmantes da doença, similares a países da África.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de tumor representa 2% de todos os cânceres que atingem os homens e, na maioria dos casos, está relacionado a má higiene íntima.
Para alertar a população sobre o problema, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, fará uma ampla campanha de divulgação, entre os dias 26 e 29 de setembro, em hospitais públicos dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
A iniciativa da Campanha Câncer de Pênis Zero contará com o apoio de 100 urologistas voluntários, que prestarão serviços urológicos, clínicos e cirúrgicos. Segundo o presidente da SBU, o médico Aguinaldo Nardi, o principal objetivo é fazer com que a limpeza da área genital se torne um hábito para os homens. “Nós temos no Brasil 1.600 amputações penianas por ano. Pode parecer pouco, mas não é. Porque é uma cirurgia que não apenas mutila o órgão do indivíduo, mas afeta sua vida pessoal, autoestima etc. E essa doença poderia ser totalmente erradicada através da limpeza diária, com água e sabão. Só isso”, diz ele.

Fonte:drauziovarella.com.br