Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2013

Propriedades da Graviola

A graviola pertence a um importante grupo de plantas frutíferas, presente no reino vegetal da espécie Annona muricata. É uma árvore regular que chega a atingir até 10 metros de altura. A gravioleira é cultivada nos países Venezuela, Porto Rico, Costa Rica e no Brasil, principalmente, na região nordeste, sendo seus frutos utilizados na fabricação de suco, sorvetes, compotas, geleias e doces.
         Os extratos de graviola apresentam um papel importante na área medicinal sendo utilizados como um remédio natural para uma variedade de doenças. Vários estudos realizados por diferentes pesquisadores demonstraram que a casca, e as folhas têm atividade anti-hipertensiva, relaxante do músculo liso e cardiodepressora (diminuição do ritmo cardíaco).

Outras propriedades e ações incluem a sua utilização como antidiabetes, antibacteriana, antifúngica; antimalária, antiparasitários, antirreumáticas, adstringentes, efeitos antileishmaniose, protetor celular, emético (provoca o vomito), anticonvulsivante, sedativo, inseticida e estimulante uterino.

         Acredita-se também ser um estimulante digestivo, antiviral, febrífugo (cura a febre), vermífugo e analgésico. Alguns estudos ainda confirmam a atividade antiviral de extratos de A. muricata também contra o vírus da Herpes. 

          Apesar de poucos estudos feitos sobre os efeitos da Annona muricata. em seres humanos, pesquisadores acreditam que a graviola pode ser, também, um medicamento eficaz no controle de células tumorais.  

Referencia:TEIXEIRA, C.K.B.; NEVES, E.C.A.; PENA, R.S. Study of the pasteurization process of graviola’s pulp. Alim. Nutr., Araraquara, v.17, n.3, p.251-257, jul./set, 2006.
SILVA, M.L.; NEPUMUCENO, J. C. Efeito modulador da polpa da graviola (Annona muricata) sobre a carcinogenicidade da mitomicina C, avaliado por meio do teste  para detecção de clones de tumor (warts)  em Drosophila melanogaster. PERQUIRERE Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão, Patos de Minas: UNIPAM, n. 8, vol. 1, jul. 2011, p. 80‐94.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Propriedades e os benefícios do Kiwi

O kiwi é uma rica fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, não possui gordura saturada, nem colesterol. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.
Um kiwi médio contém cerca de 250 mg de
ste nutriente, conhecido por ser um ansiolítico natural, útil para combater estados de depressão ou ansiedade.
A combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.
Contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.                                       
As sementes da fruta são bem nutritivas. Por isso, evite desperdiçá-las. Elas oferecem uma substância chamada ácido alfa-linoleico, que facilita o transporte no organismo do ômega-3. Considerada uma gordura boa, o ômega-3 ativa a memória e ajuda na prevenção de doenças.

Fonte: beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br

terça-feira, 18 de junho de 2013

Benefícios e propriedades do ABACAXI

O Abacaxi é rico em Vitamina C, betacaroteno e Vitaminas do complexo B e minerais como cálcio: manganês, potássio e ferro e fibras, que são importantes para uma vida saudável. Alem disso contém uma poderosa enzima, chamada bromelina. A segundo revela as pesquisa, esta enzima pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e também contribui para uma boa digestão. Além disso é essencial para as pessoas do grupo sanguíneo A. Sendo rico em fibras solúveis é otimo para controlar os níveis de colesterol no sangue, acelera a cicatrização dos tecidos, é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial, anemias; Para quem quer perder peso o abacaxi é importante, (principalmente quem tem retenção de líquidos).
O abacaxi é um alimento energético e o suco em um copo de 250 ml contém em média 150 calorias o que pode te manter forte durante o dia inteiro sem sentir muito sono, ideal para quem trabalha muito tempo em uma posição só.
O abacaxi  contém a celulose, uma substância que é indispensável para o funcionamento intestinal.
Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão, por isso é muito usado em dietas de emagrecimento.

O abacaxi é ótimo no tratamento das feridas, inflamações e infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um ótimo parceiro dos antibióticos.
Uma ótima receita contra tosse catarral, é misturar duas colheres de suco de abacaxi com uma xícara de água quente e uma colher de mel. Beba antes de se deitar.

Fonte: beneficiosdasfrutasnasaude.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O ABACATE E SEUS PODERES MEDICINAIS


Apesar de excluído das dietas pelo seu famoso perfil calórico (110 g contêm cerca de 200 calorias), o abacate também é capaz de proporcionar benefícios que vão além do seu poder nutritivo. Para quem só conhece a fruta através da comida mexicana, é importante saber que ela pode ser usada como calmante e, ainda, nos tratamentos capilares. A fruta é rica em vitamina E e sais minerais.
Para os adeptos de remédios caseiros, o abacate possui um poder medicinal bastante variado. Nos casos de gases intestinais e problemas renais, as folhas do abacate podem ser usadas como chá.  As folhas podem ser usadas, ainda, para tratar problemas durante o período menstrual.  O ideal para isso é ingerir uma xícara do chá, de duas a quatro vezes ao dia. Já os caroços do abacate torrados e moídos agem contra a diarréia, disenteria e vermes.
Quem sofre com a enxaqueca, atenção. Escaldar as folhas em água quente e depois de mornas colocá-las sobre a cabeça fornece um resultado imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa.
Na luta contra a celulite, o abacate pode ser um bom aliado. As vitaminas A e E agem diminuindo a inflamação das células.
A fruta possui, também, uma substância chamada glutadiona, um antioxidante que bloqueia 30 agentes cancerígenos. Outro benefício desconhecido do abacate é regular a atividade dos músculos e proteger o organismo contra derrames.
Colesterol
O abacate possui ácido oléico, que é aquele também encontrado no azeite de oliva (graxo monoinsaturado), conhecido como a boa gordura, capaz de prevenir e ajudar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

O que faz o médico Dermatologista?

Algumas doenças são acometidas de forma externa e interna ao mesmo tempo, e quando essas doenças se refletem no exterior, ficando visíveis e podendo coçar ou causar dor, o médico mais adequado depois de alguns exames é sem dúvida o dermatologista. O dermatologista é um médico que cuida de doenças que aparecem na pele, bem como algumas das doenças sexualmente transmissíveis. Esse tratamento clínico de doenças da pele é bem comum devido a micoses ou a alergias que precisam ser cuidadas antes que piorem. Os dermatologistas são médicos que tratam a pele, são especializados nisso, cuidam de doenças da pele, da boca, das unhas, dos cabelos da região genital externa e anal. Os médicos dermatologistas são os mais indicados para tratamentos de pele e para receitar remédios que contribuam para que se tenha a solução do problema em questão. Esses médicos são encontrados em clínicas médicas excelentes, mas é sempre bom se informar sobre o trabalho que o médico vem realizando ao longo de sua carreira. Sim, porque alguns remédios ou pomadas podem piorar as coisas ao invés de resolver os problemas. Por isso, se você está precisando de um dermatologista procure se informar sobre o melhor dermatologista. Assim você pode resolver seus problemas e não correr riscos de agravar mais ainda.

Fonte: http://www.blogers.com.br/o-que-e-um-medico-dermatologista/

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quando devemos procurar um Geriatra?

Até certo tempo o geriatra era visto como médico de "velhos" e por isso mesmo as pessoas resistiam a procurá-lo, parecendo que assim conseguiriam evitar a velhice. Hoje essa concepção mudou e as consultas a geriatras estão cada vez mais comuns.

A partir de que idade é recomendável procurar um geriatra?
Não existe uma idade limite para procurar um geriatra. Deve-se entender o papel do geriatra como médico. O geriatra avalia a saúde de um indivíduo além do aspecto tradicional, orientado principalmente para tratamento de doenças. Sua avaliação integra diversos aspectos que impactam diretamente no bem-estar psicossocial, como cognição, afetividade, status funcional, social e espiritual. Ele é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças dos mais diferentes aparelhos do nosso corpo, pois tem conhecimento geral de cada área da medicina, trabalhando em conjunto e encaminhando os pacientes para os especialistas quando necessário. Preocupa-se, portanto, com todos os aspectos da saúde do idoso, mas de acordo com as particularidades da saúde diante do processo de envelhecimento.


Portanto, todo indivíduo que desejar ter um médico responsável pela sua saúde como um todo e que deseja envelhecer com saúde deve procurar um geriatra independente de sua idade.

Fonte:http://idmed.terra.com.br

quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que faz o médico NEUROLOGISTA?

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.
O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras. Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.
As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

                                                                     

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Medicina do Trabalho

É uma especialidade médica, que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador.

O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada  ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos.

Quando se dá início em uma nova empresa, é exigido um exame médico para por todos os funcionários, geralmente exames rápidos, onde é analisada a sua freqüência cardíaca, condições físicas, entre outros exames que detectam como está sua saúde.

Periodicamente, são realizados exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.

Qual a especialidade que cuida do aparelho digestivo ?

QUAL A FUNÇÃO DO GASTROENROLOGISTA ?

O gastroenterologista, ou gastrenterologista é o profissional da especialidade médica que é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções do aparelho digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus, além dos órgãos anexos como fígado e pâncreas). Esse profissional também deve promover a prevenção de doenças do sistema digestório que são muito comuns atualmente, como a gastrite; orientar os pacientes sobre a alimentação mais adequada para cada estilo de vida e sobre costumes e hábitos que não são saudáveis, como o fumo.

Quando procurar um Nefrologista?

O que é Nefrologia?
É a área da medicina que estuda e pesquisa o funcionamento dos rins e as doenças renais.
O que é um Nefrologista?
Nefrologista é um Clínico Geral (Medicina Interna) com especialização em doenças renais.
O que é o Rim?
O ser humano possui dois rins que têm cor vermelha escura e forma de um grão de feijão. Os dois medem 12cm em uma pessoa adulta e pesam, em média, 130 -170g cada um. Localizam-se nas costas um de cada lado da coluna e protegidos pelas últimas costelas.

Aproximadamente, passam pelo rim 1.200 -2000 litros de sangue por dia que chegam através das artérias renais. No interior dos rins, as artérias dividem-se em vasos, cada vez menores até formarem um enovelado de vasos muito finos que constituem o glomérulo. O glomérulo é o verdadeiro filtro do rim, por onde o sangue passa e é filtrado, eliminando todas as substâncias indesejáveis, através da urina. Existem aproximadamente um milhão de glomérulos em cada rim
Fonte: ABCdasaude.com.br

terça-feira, 4 de junho de 2013

Gripe ou Dengue como diferenciar ?

Os sintomas iniciais da dengue e da gripe são parecidos, mas é importante saber como cuidar de cada uma delas.Todos os anos, entre maio e junho, as temperaturas começam a cair e, com essa variação no tempo, a gripe começa a fazer suas vítimas. Em todo o País, as prefeituras lançam campanhas de vacinação, imunizando gratuitamente a população mais vulnerável - portadores de doenças crônicas, idosos, crianças e gestantes.

Mas outra doença facilmente confundida com a gripe pode se tornar ainda mais perigosa quando as pessoas tomam remédios por conta própria: a dengue. “A maior parte dos pacientes confunde os primeiros sintomas com um resfriado comum e começa a se automedicar”, explica a Dra. Ana Gabriela, da clínica Vivid.

Essa atitude é muito perigosa! Isso porque remédios que contêm ácido acetilsalicílico e anti-inflamatório (comuns no tratamento da gripe) aumentam o risco de hemorragia, pois influenciam nas plaquetas - que já se encontram reduzidas quando o paciente está com a forma hemorrágica da dengue.

Saiba como diferenciar as doenças

Uma boa dica inicial é ficar atento às características presentes em uma das doenças, mas ausente na outra. De acordo com o Dr. André Salgado, médico especialista em Clínica Médica e Terapia Intensiva, na dengue, por exemplo, não existem os sintomas respiratórios, como coriza, tosse e espirro. 

“Além disso, quem contraiu a dengue, em geral, sente dores musculares e articulares intensas, e a febre costuma durar mais tempo – de 5 e 7 dias”, explica. O médico comenta ainda que é importante prestar atenção nessa variação de sintomas e procurar um hospital imediatamente, já que não é possível diagnosticar a doença sem a realização de um exame de sangue específico para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode ser diagnosticada por meio de  um exame de sangue.Os tipos de dengue

A Dra. Ana Gabriela explica mais a fundo os sintomas dessa doença: “A dengue clássica caracteriza-se por febre alta, com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, que pioram com o movimento. Há perda do apetite, vômitos e tontura, cansaço, dor no corpo, nos ossos e nas articulações, além de manchas na pele”. Nem todos esses sintomas precisam aparecer, mas estão entre os mais comuns.

Existe, no entanto, uma versão mais perigosa da doença, a chamada dengue hemorrágica que, em torno de 5% dos casos, resulta em morte. “Ela começa com os mesmos sintomas da dengue clássica, mas, quando a febre passa, começam a aparecer dores abdominais fortes e contínuas, bem como vômitos persistentes. A pele fica pálida, fria, úmida e com manchas vermelhas. Há sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Completam o quadro: sonolência, dificuldade respiratória, agitação e confusão mental, boca seca e sede excessiva”, enumera.

Se constatados casos clínicos como esses, procure ajuda médica imediatamente. “É importante também manter-se bem hidratado, ingerindo bastante líquido”, continua a doutora.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vai viajar ? Não esqueça os cuidados com sua saúde.

Assim como preparamos nossas malas com bastante cuidado e atenção para não deixar para trás algum item que nos faça falta, devemos nos preocupar em levar um conjunto de produtos para a saúde que pode ser de fundamental importância durante a viagem.
Há lugares em que o acesso às farmácias ou aos serviços de saúde é difícil. Ter à mão alguns medicamentos pode fazer uma enorme diferença em certos momentos.
Prevenir é sempre o mais importante. Para não precisar usar o kit, lembre-se do que pode ajudá-lo a evitar que problemas apareçam.
Para começar, a higiene é fundamental. Se não for possível lavar as mãos com água e sabão antes de alimentar-se, lembre-se de colocar na bagagem um antisséptico tópico, como álcool gel ou equivalente. Ele também será útil para evitar a transmissão de alguns vírus, como o da influenza (gripe).
Alguns produtos podem ser utilizados para reduzir o risco de intoxicação por impurezas da água. Existem apresentações comerciais de hipoclorito e/o permanganato de potássio que podem ser adicionados à água que será utilizada para consumo. Essas substâncias podem ser usadas também para a limpeza de frutas, legumes e verduras.
Um problema comum nos dias quentes é a queimadura por radiação solar. Portanto, não esqueça de levar o protetor adequado e em quantidade suficiente para a viagem.
Usar chapéus, óculos escuros e roupas leves também pode ajudar a prevenir esse tipo de lesão. Algumas roupas confeccionadas com materiais que intensificam o bloqueio dos raios solares são especialmente úteis para os bebês e para as pessoas que toleram mal a ação do sol sobre a pele.
Se você vai viajar para locais em que há muitos mosquitos, leve repelentes. Dependendo do horário, a atividade dos mosquitos é maior. Geralmente, o entardecer é o período mais crítico. Por isso, ponha na bagagem roupas de manga comprida, redes para colocar sobre a cama e até inseticidas.
Tão logo a pessoa escolha o lugar para onde vai viajar, deve informar-se sobre a importância de tomar certas vacinas. Há regiões no Brasil e em outros países em que prevalecem doenças que requerem imunização prévia. Apesar de o nosso calendário vacinal ser bastante amplo, você deve informar-se sobre a imunização necessária antes de viajar. Há sites sempre atualizados, como os do Ministério da Saúde  e da Organização Mundial de Saúde  que contêm as informações necessárias.
Medicamentos em geral
Levar todos os remédios que em uma eventualidade a pessoa possa precisar em quantidade adequada pode ser difícil. Entretanto, alguns princípios podem ajudar nessa seleção.
Em primeiro lugar, procure levar medicamentos que tratam os sintomas: antitérmicos, antialérgicos, antieméticos (remédios para náuseas), analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis na maioria dos casos. Se você não tem uma doença crônica, mas tem um problema que eventualmente aparece – algum tipo de alergia ou enxaqueca, por exemplo — considere a possibilidade de ter consigo um remédio para essas situações. Procure também saber se alguém que viaja com você tem alergia a algum tipo de remédio. É sempre importante contar com uma alternativa.
A depender do lugar que será visitado, considere incluir na bagagem algum tipo de antibiótico e medicações para verminoses. Apesar de as infecções bacterianas não acontecerem com tanta frequência, ter um medicamento desse tipo à disposição pode ser extremamente útil até que a pessoa seja avaliada por um profissional. Você pode conversar com seu médico sobre o uso de antibióticos que são usados em mais de uma situação clínica, por exemplo, nas infecções urinárias e sinusite.
Lembre-se também de checar as dosagens pediátricas. Como os remédios para crianças têm doses e apresentações específicas, é importante estar corretamente informado sobre elas.
O uso de bandagens, curativos, pomadas, antissépticos e outros dispositivos e substâncias deve ser considerado de acordo com o local e o tempo de viagem. Pessoas que vão visitar ambientes extremos (altitudes elevadas, desertos etc.) devem sempre se informar a respeito de cuidados e problemas específicos que podem aparecer nesses lugares.
Pacientes com doenças crônicas
Pessoas com doenças crônicas devem levar os medicamentos que utilizam diariamente em quantidade suficiente e com o prazo de validade adequado. Em alguns países, é muito difícil comprar remédios sem prescrição médica, mesmo aqueles mais simples.
Você pode pedir ao seu médico uma declaração para ser apresentada na chegada, caso seja questionado a respeito dos tipos ou quantidade dos medicamentos. Pergunte também (ou consulte a bula) sobre as condições de transporte – alguns remédios necessitam de temperatura e umidade ideais para que se mantenham eficazes.
Algumas doenças crônicas requerem uso esporádico (e não necessariamente diário) de remédios específicos, seja por frequência – como aqueles utilizados semanalmente ou mensalmente – ou porque são utilizados em situações eventuais, como em exacerbações da enfermidade (caso das crises de asma, gota etc).
Pacientes que utilizam oxigenioterapia contínua precisam informar à companhia aérea ou rodoviária sobre a necessidade do oxigênio. Geralmente, há algumas informações que devem ser passadas para a empresa de transporte a fim de que ela providencie boas condições de acomodação e garanta o uso de oxigênio.
Se você tem uma doença crônica e planeja uma viagem longa, para lugares distantes de grandes centros ou em que o acesso a médicos ou farmácias pode ser difícil, converse a respeito com seu médico.