Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Você tem Dor nas costas ?


Esta DOR também é chamada principalmente de DOR NAS COSTAS, DOR LOMBAR ou LOMBALGIA.
Além destes nomes existem outros sinônimos usados popularmente como LUMBAGO, DOR NA CINTURA, COLUNA TRAVADA e até o exótico ESPINHELA CAÍDA.
Geralmente a pessoa se queixa de uma DOR DIFUSA, na região baixa da coluna vertebral, próxima à cintura e acima das nádegas. (Esta região da coluna é chamada de COLUNA LOMBAR).
A DOR no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece "TRAVADA" e o doente , devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado. Aos mínimos movimentos surge uma DOR ou uma PONTADA e o doente pode referir uma "FALHA" na sua coluna ou nas pernas "é como se as pernas não agüentassem o peso do corpo".
A DOR NAS COSTAS comum que todos nós conhecemos aparece principalmente pela manhã e melhora logo após você se levantar e começar a andar. Você sente DOR ao se curvar para lavar o rosto e sempre está em busca de uma melhor posição. Ela em geral desaparece e retorna no fim do dia e você não vê a hora de chegar em casa para tomar um chuveiro quente e se deitar, pois sabe que o alívio virá logo depois.
Este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis. Ela surge após a pessoa ficar sentada ou de pé por algum tempo; você pode até querer interromper uma conversa para encontrar um lugar onde se encostar durante uma viagem, quando se fica no carro parado no transito ou mesmo durante uma sessão de cinema. Você começa a entendê-la e sabe até prever em que situações ela reaparecerá. Em certos casos ela é tão frequente que a pessoa se sente realmente doente, pode passar por períodos de DEPRESSÃO, torna-se ANTISSOCIAL e mal humorado e às vezes se pergunta, será que eu tenho uma doença mais grave, pode ser CÂNCER?
Estes doentes comparecem à consulta médica mostrando grande ansiedade e precisam reiteradamente serem convencidos que a sua DOR NAS COSTAS nada tem a ver com CÂNCER.
A DOR NAS COSTAS também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco referido como "MAU JEITO" ou queda.
Esta DOR é intensa e o portador vê-se obrigado a ir para a cama e lá você fica imóvel, deitado, não conseguindo se levantar até para tomar um banho ou se alimentar.
Aos mínimos movimentos surge uma pontada extremamente dolorosa na nádega ou em algum local da perna. A elevação do membro é difícil ou mesmo impossível.
Às vezes a DOR NAS COSTAS vem acompanhada de dor em uma das nádegas que se prolonga (irradia) para a face posterior da coxa e também para a panturrilha (batata da perna), podendo também chegar até a face lateral do pé. Esta dor é diferente, é a chamada DOR CIÁTICA.

Quando associadamente aparece FORMIGAMENTO ou PERDA DE FORÇA nas pernas ou PERDA DE SENSIBILIDADE, deve tratar-se de lesões mais sérias e o doente necessita urgentemente de uma consulta MÉDICA.

domingo, 14 de abril de 2013

Artroscopia


O que é:

A artroscopia é um tipo de cirurgia ortopédica que é utilizada para tratar principalmente doenças articulares. Nela são realizados 2 pequenos "furinhos" na articulação que será tratada, uma para colocar o endoscópio - um aparelho que tem uma micro câmera na ponta para ver-se dentro da articulação, e o outro para colocar os pequenos instrumentos necessários para reparar a articulação.
Mas além de ser usada cirurgicamente, a artroscopia também pode ser utilizada como exame de diagnóstico somente para visualizar o interior da articulação.

Indicações da artroscopia

As indicações da artroscopia incluem:
  • Reparação de meniscos nos joelhos;
  • Reparação de ligamentos rompidos;
  • Tratar a sinovite, um tipo de inflamação dentro da articulação;
  • Dor no joelho causada por condromalacia;
  • Tratar a síndrome do túnel do carpo.

Preço da artroscopia

O preço da artroscopia diagnóstica é de aproximadamente 200 reais e o preço da artroscopia cirúrgica é de aproximadamente 500 reais.

Recuperação da artroscopia

A recuperação da artroscopia é rápida e este tipo de procedimento tem uma maior vantagem em relação à cicatrização, pois por não haver cortes, as cicatrizes são minúsculas e o tempo de recuperação é reduzido.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conheça 9 sintomas da depressão


Você tem sofrido com queda de cabelo, insônia, dor nas costas ou prisão de ventre? Cuidado: você pode estar com depressão!

     1. Organismo desregulado
A depressão pode causar aumento ou perda do apetite, bem como prisão de ventre. Pode haver dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que não passam com o uso de remédios. Suor em excesso, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.
2. Pensamentos ruins 
O deprimido pode ter ideias pessimistas e insistentes. A pessoa sabe que elas não fazem sentido, mas não consegue se livrar delas.
3. Falta de desejo sexual
Diminui a vontade de fazer sexo. Há desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, como sair com amigos, ler livros, ver novela.
4. Manias estranhas 
Você confere portas e janelas ou acha que pode fazer mal a si mesmo ou a alguém? Essas atitudes também podem indicar TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.
5. Falta de concentração 
O paciente não consegue se fixar numa leitura ou guardar na memória o que leu. Em pessoas mais velhas, a falta de memória pode ser o sintoma mais forte. A insônia também é comum entre os deprimidos.
6. Beleza escondida
Pele envelhecida, boca amarga, olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho... Tudo isso leva embora toda a beleza de uma pessoa com depressão.
7. Sentimentos adormecidos
A doença dá a impressão de que o paciente está dopado, incapaz de ter sensações e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.
8. Volta ao passado
Atitudes de anos atrás voltam, trazendo culpa e arrependimento. Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis.
9. Tristeza em dias nublados
Há pacientes que pioram quando o tempo está frio e chuvoso. Esses casos são chamados de depressão sazonal”, explica Pitliuk. 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude

domingo, 7 de abril de 2013

Cuidados com a AUTOMEDICAÇÃO


Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.
A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.
Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Fonte:http://www.endocrino.org.br